Novo vídeo do cantor PSY que já tem mais de 100 milhões de visualizações em apenas 3 dias.
terça-feira, 16 de abril de 2013
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Mantis: conheça a lagosta-boxeadora, o bicho mais desgraçado dos mares!
Dê uma olhadinha no belíssimo animal acima. Ele tem uma aparência incrível, não é mesmo? Com tantas cores e cheio de estruturas interessantes. O “mantis shrimp”, conhecido por vários nomes, como lagosta-boxeadora, tamarutaca e esquila, realmente é fantástico. Tanto que o pessoal do site The Oatmeal criou um infográfico superinformativo especialmente para esse crustáceo.
Para começar, as lagostas-boxeadoras contam com olhos incríveis, que possuem três pontos focais cada e são capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho. Para que você tenha uma ideia, o olho humano contém milhões de células fotorreceptoras, entre elas os cones, que são as que nos permitem ver as cores.
Explosão de cores
Fonte da imagem: Reprodução/Wired
Nossos olhos possuem três tipos desses receptores — que respondem à luz azul, verde e vermelha —, que nos permitem perceber o espectro de cores que vemos. Os cães contam com apenas dois tipos de cones (verde e azul), e é por isso que eles vêm tons de azul, verde e um pouco de amarelo. Já as borboletas, sortudas, possuem cinco tipos de cones, o que significa que elas conseguem enxergar cores que o nosso cérebro é incapaz de processar.
Contudo, as lagostas-boxeadoras são um crustáceo tão sensacional que elas não possuem dois, três ou cinco tipos de cones apenas. Elas contam com 16! Assim, o arco-íris que elas enxergam deve ser uma verdadeira explosão termonuclear de cores, luz e beleza. Mas, como a grande maioria das criaturas, esses animais também possuem um lado obscuro. No caso das tamarutacas, esse lado é negro e sanguinário.
Pesadelo dos mares
Fonte da imagem: Reprodução/Planet Animal Zone
As lagostas-boxeadoras costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. Na verdade, apesar de não serem muito grandes — entre 15 e 30 centímetros —, as tamarutacas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos, sendo consideradas como um dos animais mais violentos do planeta.
Elas possuem duas patas superpoderosas na parte dianteira que, quando acionadas, são capazes de proferir um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma do calibre 22 e força de impacto de 60 kg/cm3! E isso em menos de 1/3.000 de segundo, o que significa que, se um humano pudesse acelerar os braços com 1/10 desse poder, seria possível lançar uma bola de baseball em órbita ao redor da Terra.
Golpe ninja
Essas patinhas se movem tão depressa que a água próxima a elas chega a ferver — em um fenômeno chamado supercavitação —, além de provocar uma onda de choque capaz de matar a presa mesmo que a lagosta maldita erre o golpe. Assim, com esse movimento ninja, as tamarutacas assassinam outros animais, despedaçando os coitados, mesmo que contem com carapaças protetoras. Veja um ataque a um pobre caranguejo no vídeo a seguir:
Aliás, tipicamente os aquários não mantêm espécimes de mantis entre os seus animais, já que graças aos seus hábitos violentos e sanguinários, eles não curtem dividir o espaço com outros bichinhos, massacrando seus vizinhos. Além disso, devido ao seu golpezinho ninja de nada, a lagosta-boxeadora é capaz de destruir os vidros dos tanques.
Mais curiosidades sobre esse bicho desgraçado:
Fonte da imagem: Reprodução/Planet Animal Zone- Seus membros são tão poderosos que os cientistas estão estudando a estrutura de suas células para desenvolver novas armaduras para as tropas de combate;
- A Força Aérea norte-americana “encomendou” uma pesquisa para o desenvolvimento de aeronaves militares mais resistentes com base no revestimento das patas golpeadoras do mantis;
- Existem estudos baseados na visão superpoderosa das tamarutacas para melhorar os componentes ópticos — como os dos leitores de CD e DVD, por exemplo — utilizados atualmente.
Fonte: Mega Curioso
sexta-feira, 1 de março de 2013
Futebol
No campo são vinte dois, os jogadores
Mas na torcida estão muitos milhões
Que gritam e vibram como torcedores
Mas na torcida estão muitos milhões
Que gritam e vibram como torcedores
E chegam a chorar com tantas emoções
Por que será que a torcida fica aflita
Quando a bola no gol não quer entrar
Mas quando é gol o coração palpita
E se nota muita alegria a se propagar
O nosso futebol é apenas uma ilusão
Que pode fazer bem e mal ao coração
Mas os jogadores vão sempre ganhar
Num ano ganham para uma vida inteira
Enquanto o operário limpa a carteira
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Aviões desembarcam equipamentos do exército francês no Mali
A França já tem 2.200 soldados no local, pouco para uma operação militar em um país tão grande.
No aeroporto de Bamako, capital do Mali, o movimento é incessante. Aviões enormes desembarcam os pesados equipamentos do exército francês que há dez dias luta no Mali.
A França já tem 2.200 soldados no local, pouco para uma operação militar em um país tão grande. O Mali tem o tamanho dos estados de Minas Gerais e Bahia juntos e está dividido ao meio. No sul, manda um governo enfraquecido. No norte, três facções de extremistas islâmicos dominam.
Eles impõem à população local uma obediência a regras religiosas rígidas e ameaçaram invadir também o sul. Evitar que o Mali virasse um país de terroristas foi a motivação da intervenção da França, algo que tem o apoio da população local e da comunidade internacional.
Uma operação brutal do exército argelino conseguiu salvar centenas de reféns, presos em uma usina de gás. Mas dezenas morreram entre argelinos e estrangeiros. Neste domingo (20), as forças de segurança argelinas encontraram mais 25 corpos. Os relatos dos que se salvaram falam de 80 horas de terror nas mãos dos extremistas.
A atenção se voltou para o Mali, onde existem milhares de terroristas e uma guerra que deve demorar. E, por isso, os franceses esperam mais do que palavras de apoio.
Em termos de combate, as tropas francesas vão continuar sozinhas por um bom tempo no Mali. Apesar das promessas de envio de 5.500 soldados africanos de vários países, falta decidir uma questão básica: quem vai pagar pelo deslocamento e manutenção de todos. Só em uma reunião no dia 29 em Addis Ababa, na Etiópia, isso será discutido.
No aeroporto chegaram dois pequenos grupos, algo que serviu para mostrar mais simbolicamente do que em termos práticos, o envolvimento africano. As palavras dos soldados eram de otimismo e de união. Eles ainda são muito poucos e não têm nem veículos, nem armas, nem munição para entrar em uma guerra contra milhares de terroristas. Já é um começo, mas para o Mali o fim dessa guerra ainda esta muito distante.
Fonte: Fantástico
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Forças Especiais do Exército Brasileiro
É pequeno o número de países que possuem grupos de forças especiais preparados para operações de guerra irregular. Comumente, estas operações são caracterizadas pela organização, preparo e emprego de forças irregulares para a conquista de objetivos políticos e militares à longo prazo. Sabotagens, operações psicológicas e de inteligência, estruturação de redes de apoio para fuga e evasão, ações contraterrorismo e reconhecimentos especiais fazem parte também do rol de missões das forças especiais.
Forças Especiais
Com 23 semanas de duração, é ministrado apenas à oficiais, subtenentes e sargentos de carreira do Exército Brasileiro, concludentes do Curso de Comandos (COSAC), e do Curso Pára-quedista. O curso habilita militares a integrarem um Destacamento Operacional de Forças Especiais, fração de emprego do 1º Batalhão de Forças Especiais e consequentemente a realizarem operações de reconhecimento especial, contraterrorismo, resgates, subversão, evasão, sabotagens, contra-guerrilha e de guerrilha contra forças regulares.
Lema: "Qualquer missão,em qualquer lugar,a qualquer hora,de qualquer maneira."
Comandos
O modo de emprego de tipo comandos, é caracterizado por tropa habilitada de valor e constituição variáveis, mas na grande maioria das vezes em menor número, ataca nas retaguardas profundas do inimigo por intermédio de uma infiltração sigilosa que pode ser terrestre, aquática ou aérea, contra alvos de valor estratégico, operacionais ou críticos sob o ponto de vista tático, localizados em áreas hostis ou sob controle do inimigo. Suas incursões são conhecidas pela agressividade, onde poucos homens causam tantos danos, que os inimigos acreditam ter sido em número muito maior que o real.
Lema: "O máximo de confusão, morte e destruição na retaguarda profunda do inimigo."
Pára-Quedista (PQD)
O combatente pára-quedista do Exercito Brasileiro é um dos mais exigidos fisicamente no meio militar, devido a atividade aeroterrestre, em que são conduzidos ao campo de batalha através de aeronaves, em determinadas missões, os pára-quedistas tem que caminhar por muitos kilometros após cumprir à missão, para retornar a zona neutra ou aliada, geralmente refazendo todo o percurso feito de avião na ida para a missão, por isso os militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista são muito exigidos fisicamente.
Lema: "Brasil! Acima de tudo! "
Forças Especiais
Com 23 semanas de duração, é ministrado apenas à oficiais, subtenentes e sargentos de carreira do Exército Brasileiro, concludentes do Curso de Comandos (COSAC), e do Curso Pára-quedista. O curso habilita militares a integrarem um Destacamento Operacional de Forças Especiais, fração de emprego do 1º Batalhão de Forças Especiais e consequentemente a realizarem operações de reconhecimento especial, contraterrorismo, resgates, subversão, evasão, sabotagens, contra-guerrilha e de guerrilha contra forças regulares.
Lema: "Qualquer missão,em qualquer lugar,a qualquer hora,de qualquer maneira."
Comandos
Lema: "O máximo de confusão, morte e destruição na retaguarda profunda do inimigo."
Pára-Quedista (PQD)
O combatente pára-quedista do Exercito Brasileiro é um dos mais exigidos fisicamente no meio militar, devido a atividade aeroterrestre, em que são conduzidos ao campo de batalha através de aeronaves, em determinadas missões, os pára-quedistas tem que caminhar por muitos kilometros após cumprir à missão, para retornar a zona neutra ou aliada, geralmente refazendo todo o percurso feito de avião na ida para a missão, por isso os militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista são muito exigidos fisicamente.
Lema: "Brasil! Acima de tudo! "
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Colégio Tiradentes realizou a sua 1ª formatura do ensino médio, em Santo Ângelo
Na quarta-feira (19), às 19h30min, 22 alunos participaram da formatura
militar do Tiradentes, em uma cerimônia aberta à comunidade, em frente à
Catedral Angelopolitana. Na sexta-feira (21), às 20h, no Clube Gaúcho,
amigos e familiares comemorarão este momento histórico durante a colação
de grau do ensino médio.
DE 82 PARA 22 ALUNOS
No dia 24 de março de 2010, no primeiro dia de aula, eles eram 82
alunos que haviam sido incluídos no 1º ano do ensino médio. Três anos
depois, são 60 alunos a menos que se formam no educandário.
O comandante do Colégio Tiradentes, Capitão João Volmei Guerra Spagnol
explica quais os motivos para a redução de alunos concluintes do ensino
médio. “Era algo novo na cidade e muitos pais trouxeram os filhos para
cá apostando neste algo novo; a adaptação e a exigência do estudo em
sala de aula são maiores; alguns alunos resistiram às questões
disciplinares como o corte de cabelo para os meninos e o cabelo atado
para as meninas, e também as questões pedagógicas como a cobrança de
resultados”, pondera Spagnol, afirmando que a média é 7, enquanto que em
outras escolas estaduais é menor.
DISCIPLINAS
Depois de frequentarem o Colégio em turno integral (recebendo almoço)
durante 4.800 horas/aula, ministradas por mais de 20 professores em 600
dias letivos, os 22 alunos formandos saem mais amadurecidos. Eles
estudaram as seguintes matérias: língua portuguesa, língua inglesa,
língua espanhola, ensino religioso, química, física, biologia,
literatura, matemática, filosofia, sociologia, educação física, arte,
história, geografia, redação e instrução geral (que faz parte do
processo de aprendizado militar).
Nesta última disciplina é que se aprendem os valores morais, cívicos,
éticos e culturais. “A diferença fundamental é que seguimos o rito
próprio das escolas militares, que são baseadas em hierarquia e
disciplina. A filosofia pedagógica é baseada na ética e na moral,
seguindo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a
Lei de Ensino da Brigada Militar”, diz Spagnol.
EXTRA-CLASSE
O professor civil e técnico de futsal, Roberto dos Reis, lembra das disciplinas que estão fora do currículo
normal, as chamadas atividades extra-classe. São aulas de atletismo,
esportes coletivos, equitação, natação e Tiradentes Social (com visitas a
asilos e outras entidades sociais). “São atividades que trouxeram
muitos troféus para o Colégio”, destaca.
Segundo o comandante do Tiradentes, Capitão Spagnol, esta etapa da vida
desses jovens está superada. “O Colégio Tiradentes foi e ainda será
muito importante na vida deles. Virão outros desafios, e se for colocado
em prática aquilo que eles aprenderam aqui poderão ter um futuro
brilhante, independente da profissão que vierem a escolher”, finaliza.
Dos concluintes que fizeram o vestibular, todos conquistaram aprovação em diferentes universidades.
DEPOIMENTO DE ALUNOS
“Estudei no Instituto Odão Felipe Pippi. No Tiradentes tive uma
experiência muito positiva. Vou lembrar o Colégio de uma forma muito
boa. Você passa por diversas funções, comanda determinados grupos. Você
aprende a adquirir responsabilidades. O Colégio te resume o que você vai
encontrar lá fora, te prepara para o mercado de trabalho
e para a vida. O Tiradentes dá uma estrutura para quem fica o dia
inteiro no Colégio, com geladeira para os alunos, micro-ondas, armários
para guardar roupas e materiais, televisão para hora do almoço. O
Colégio Tiradentes é um lugar onde você vai para estudar, literalmente”.
Thaiani Borchardt, 17 anos
“Estudei na Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas. Sempre
fui muito inibido. O Colégio requer que você não seja tímido até para
comandar os grupos. O Tiradentes fortalece a união e a amizade. A cada
ano tem as Olimpíadas Tiradentes; nesta competição a gente passa de dois
a três dias numa cidade e você acaba conhecendo outras pessoas. Os
desfiles militares acabam unindo os alunos e resgatam os valores
cívicos. A estrutura do Tiradentes é privilegiada com salas de aula
climatizadas e cadeiras estofadas. Os banheiros são bem mais
estruturados, com armários para você guardar objetos pessoais e
chuveiros para tomar banho após as atividades físicas”.
Roberto de Oliveira, 17 anos
“Estudei o fundamental no Colégio Missões. Para mim, o Tiradentes foi
uma experiência de grande amadurecimento. Entrei lá aos 15 anos e com o
passar do tempo eu acabei amadurecendo até por ter assumido certas
responsabilidades. Você acaba fazendo amizades fortes. O Tiradentes não é
apenas este colégio cheio de regras, mas um espaço onde você pode se
divertir realizando algumas confraternizações com os colegas. O Colégio
também procura manter os pais informados sobre como está o nosso
desenvolvimento”.
Lenara Menezes, 18 anos
“Estudei o fundamental na Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio
Vargas. O Tiradentes foi o que eu esperava encontrar quando eu me
matriculei aqui. As dificuldades como questões disciplinares que existem
em outras estaduais você não encontra lá. Lá tínhamos horário para
tudo, como estudar, praticar esportes, almoçar. A carga horária é maior
do que em outros colégios. Há toda uma equipe preocupada com os alunos.
Somos valorizados pelas nossas conquistas. O Colégio nos prepara para
concursos e para os melhores vestibulares. E agora estamos aguardando a
nossa formatura, que será um grande evento”.
Sofia Ihjaz, 17 anos
A primeira turma do colégio tiradentes
- Bibiana Welter Pereira
- Bruna Porto Carvalho
- Camila Daiana Damião
- Danielli Martini Machado
- Eduardo Alexandre Quinebre Alves
- Fernanda Lunardi Hasselmann
- Franciele da Motta Vargas
- Jaqueline Andressa Scherner
- Jéssica Correa
- Jonathan Patrick Benites de Souza
- Júnior Roberto Maciel Teixeira
- Lenara Oliveira de Menezes
- Leonardo Henrique de Godoy
- Pâmela Taina Lunardi Menin
- Roberto Nascimento de Oliveira
- Saulo Wegner do Nascimento
- Sofia Japur Ihjaz
- Suelen Laube Pacheco
- Tatiane Ostwald Porto
- Taynara de Azevedo
- Thaiani Borchardt da Silva
* Comandante: Capitão João Volmei Guerra Spagnol
* Paraninfo: Eduardo Debacco Loureiro
* Professora conselheira e amiga da turma: Rosani Patz
Por Odair Kotwski -JM Fonte
Fim do mundo: Gangnam Style chega a 1 bilhão de visualizações!
Se você assistiu ao menos uma vez o vídeo “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, você faz parte da história do YouTube. O vídeo acaba de atingir a marca de 1 bilhão de visualizações, um feito inédito na história do site que é propriedade da Google.
Postado em 15 de julho de 2012, o vídeo demorou pouco mais de seis meses para alcançar a marca inédita. Nos últimos meses, a “Gangnam Style” mania se tornou uma verdadeira febre mundial, o que colaborou para a rápida evolução no número de visualizações.
Segundo alguns especialistas, uma profecia de Nostradamus teoricamente invocaria a gravação de Psy como um sinal do fim do mundo. Entretanto, ao menos até o momento aqui na redação do Tecmundo, o mundo ainda não acabou.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Confira os 10 maiores bichos aquáticos já capturados
É fato que a natureza sempre nos encanta com espécies que chamam a atenção por características peculiares, especialmente quando alguns bichos são exceções. Pensando nisso, o site BuzzFeed montou uma lista com imagens de alguns animais de água doce e salgada que possuem tamanhos impressionantes e que foram capturados em diferentes partes do mundo. Confira abaixo.
1. A maior lagosta
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Na costa do estado de Maine, nos Estados Unidos, foi capturada uma lagosta do tamanho de uma criança de 3 anos e que pesava quase 13 quilos.
2. O maior peixe-gato
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
O maior peixe-gato foi capturado na Tailândia e tinha quase 3 metros de comprimento.
3. A maior arraia de água doce
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Também foi na Tailândia que a maior arraia de água doce foi fisgada (foram necessários 90 minutos para tirá-la do rio). O animal pesava aproximadamente 260 quilos.
4. O maior salmão
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Com 51 polegadas (cerca de 1,27 centímetros) e pesando quase 40 quilos, o rei dos salmões foi capturado por biólogos na Califórnia.
5. A maior lula
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Foi no Oceano Ártico que a maior lula foi encontrada. Com 6 metros de comprimento, o animal pesava cerca de 500 quilos — quase 50 quilos a mais que o detentor do recorde anterior.
6. O maior marlim-azul
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Foi em 1984, no Havaí, que o maior espécime de marlim-azul foi capturado. Ele pesava 750 quilos e media mais de 5 metros.
7. A maior perca
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
A Califórnia aparece novamente na lista com a perca, que pesava quase 200 quilos.
8. O maior caranguejo-rei
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Pesando cerca de 15 quilos, o maior caranguejo-rei foi encontrado no norte do Oceano Pacífico.
9. O maior tubarão
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
O maior tubarão foi capturado no Mediterrâneo e media cerca de 6,5 metros.
10. O maior Alligator Gar
| (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic) |
Capturado no Texas, esse peixe pesava 105 quilos.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Nostradamus ligou Gangnam Style ao fim do mundo
A profecia diz: Da calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante chegar a 9

Cantor sul-coreano PSY, do hit Gangnam Style: segundo o grupo, Nostradamus liga a canção Gangnam Style com a suposta catástrofe do dia 21 de dezembro
A comunidade apocalíptica The Project Avalon Forum ligou o sucesso de Gangnam Style com a profecia de Nostradamus. Segundo os usuários, a música do rapper sul-coreano Psy seria um sinal do fim dos tempos em 21 de dezembro de 2012.
Segundo o grupo, Nostradamus liga a canção Gangnam Style com a suposta catástrofe do dia 21 de dezembro. A profecia diz: "Da calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante chegar a 9”.
Os membros do fórum acreditam que essa pode ser uma clara referência ao sucesso de Psy. O “Cavalo dançante” se refere ao trecho mais famoso da coreografia oficial da música.
Por sua vez, os nove círculos seriam a marca de 1 bilhão de visualizações do vídeo no YouTube, número que contém nove zeros. Atualmente, o vídeo marca 941.916.454 visualizações. As coincidências não param por aí. O nome do país de Psy, a Coreia do Sul, significa "terra da calma manhã". Essa expressão pode ser vinculada ao primeiro verso da profecia.
Resta saber se a marca de 1 bilhão de visualizações será alcançada em 21 de dezembro de 2012.
domingo, 9 de dezembro de 2012
O nióbio é nosso?
O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico), que está situado no mesmo grupo.
O nióbio é tão indispensável quanto o petróleo para as economias avançadas. Se o Brasil exercer sua soberania, terá posição no nióbio muito mais forte do que todos os países da OPEP juntos, que não totalizam sequer 50% da produção mundial de petróleo. O consumo global do nióbio tem crescido vertiginosamente: 25,8 mil toneladas em 1997, e cerca de 90 mil toneladas, em 2009, nas estatísticas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que só registram o declarado pelas empresas.Segundo o DNPM, o Brasil só produz e exporta o óxido de nióbio e ligas de ferro-nióbio.
Bom, a verdade é que o nióbio é um metal raro usado em todas as aplicações de tecnologia de ponta da indústria moderna, e do qual o Brasil detém 98% das reservas. Se abraçarmos a causa da melhor exploração e gerenciamento das exportações do Nióbio para o mundo, que benefícios teríamos? Você consegue imaginar?
Basta pensar que desde a fuselagem do avião, dos foguetes espaciais, dos satélites, etc, tudo é feito com nióbio pois suporta bem ao calor.
É sabido que sua produção não é verde. Ou seja, é muito poluente, mas imprescindível para a economia. Por isso a necessidade de um melhor controle e gerenciamento eficaz.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Relato Pessoal
Viajei para Bueno Aires, com meu pai, minha irmã e meu irmão. Fomos de ônibus para aproveitar melhor a paisagem que é muito bonita até lá. Nós chegamos em Buenos Aires por volta das nove horas da noite, e se hospedamos em um hotel ao lado do Obelisco. Logo após chegarmos fomos direto para um restaurante muito antigo da cidade e lá nos divertimos muito.
No dia seguinte fomos em um bairro muito popular da cidade
chamado La Boca,
onde está localizado o estádio de um time também muito popular, o Boca Juniors,
e também uma infinidade de casas pintadas de várias cores por alguns europeus
que ali moravam, chamando a atenção dos turistas.
Nessa cidade eu
conheci muitos lugares, como o museu que tinha vários artefatos interessantes,
a avenida mais larga do mundo, portos abandonados nas margens do rio da Prata
(um dos maiores do mundo), palácios antigos de pessoas ricas, a Casa Rosada (casa do governo) e esculturas e
monumentos presenteados para Argentina por alguns países da Europa.
Em passagem vi pessoas dançando tango, que é uma dança bem
famosa na argentina e no mundo. Lá as pessoas foram gentis, como o esperado de
sua cultura que tem influências de vários continentes. Sua cultura também
engloba comidas típicas (empanada, alfajor, locro e picada), que tive a chance
de provar em restaurantes da cidade.
Gostei muito da
viagem que me fez aprender um pouco mais sobre o país de origem do meu pai e
aproveitar e apreciar suas belezas e a sua maravilhosa cultura.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Metáfora da Estrela
Autor: Nathan de Castro Fonte: Sonetos e Rabiscos
Barcos de Papel
Quando a chuva cessava e um vento fino
Franzia a tarde tímida e lavada,
Eu saía a brincar, pela calçada,
Nos meus tempos felizes de menino
Fazia, de papel, toda uma armada;
E, estendendo o meu braço pequenino,
Eu soltava os barquinhos, sem destino,
Ao longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
Que não são barcos de ouro os meus ideais:
São feitos de papel, são como aqueles,
Perfeitamente, exatamente iguais...
- Que os meus barquinhos, lá se foram eles!
Foram-se embora e não voltaram mais!
Guilherme de Almeida Fonte
Franzia a tarde tímida e lavada,
Eu saía a brincar, pela calçada,
Nos meus tempos felizes de menino
Fazia, de papel, toda uma armada;
E, estendendo o meu braço pequenino,
Eu soltava os barquinhos, sem destino,
Ao longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
Que não são barcos de ouro os meus ideais:
São feitos de papel, são como aqueles,
Perfeitamente, exatamente iguais...
- Que os meus barquinhos, lá se foram eles!
Foram-se embora e não voltaram mais!
Guilherme de Almeida Fonte
Assinar:
Postagens (Atom)






